PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 026/2024

Informações da matéria
Autor: MESA DIRETORA
Data: 14/05/2024
Visualizações:
Ementa

REGULAMENTA, NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE REDONDO/RN, A LEI FEDERAL Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011, QUE DISPÕE SOBRE O ACESSO A INFORMAÇÕES PREVISTO NO INC. XXXIII DO ART. 5º, NO INC. II DO § 3º DO ART. 37 E NO § 2º DO ART. 216 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
14/05/2024 12:28:40     CADASTRADO  CADASTRADO 
14/05/2024 20:00:00 10ª (Décima) Sessão Ordinária da 15ª (décima Quinta) Legislatura (2021 - 2024) - 1º Período - 14 de Maio de 2024 mais PEQUENO EXPEDIENTE  EM TRAMITAÇÃO  EM TRAMITAÇÃO 
21/05/2024 20:00:03 11ª (Décima Primeira) Sessão Ordinária da 15ª (décima Quinta) Legislatura (2021 - 2024) - 1º Período - 21 de Maio de 2024 mais ORDEM DO DIA  VOTAÇÃO ÚNICA  FAVORÁVEL 
Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência VICTOR NEVES WANDERLEY

Presidente da Câmara de Vereadores

Câmara Municipal

Corpo da matéria

§ 2º QUANDO O PEDIDO DE INFORMAÇÃO NÃO PUDER SER ATENDIDO DIRETAMENTE, O GESTOR DO SERVIÇO DE

INFORMAÇÃO AO CIDADÃO, ENCAMINHARÁ O PEDIDO AO SETOR COMPETENTE, QUE SEJA O RESPONSÁVEL PELA

INFORMAÇÃO, FIXANDO PRAZO PARA O ATENDIMENTO DA DEMANDA.

§ 3º O PRAZO REFERIDO NO § 1º DESTE ARTIGO PODERÁ SER PRORROGADO POR MAIS 10 (DEZ) DIAS, MEDIANTE

JUSTIFICATIVA EXPRESSA, DA QUAL SERÁ CIENTIFICADO O REQUERENTE.

§ 4º NAS HIPÓTESES EM QUE O PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO DEMANDAR MANUSEIO DE GRANDE VOLUME

DE DOCUMENTOS OU A MOVIMENTAÇÃO DO DOCUMENTO PUDER COMPROMETER SUA REGULAR TRAMITAÇÃO, SERÁ

ADOTADA A MEDIDA PREVISTA NO INC. I DO § 1º DESTE ARTIGO.

§ 5º SEM PREJUÍZO DA SEGURANÇA E DA PROTEÇÃO DAS INFORMAÇÕES, BEM COMO DO CUMPRIMENTO DA

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, O ÓRGÃO OU ENTIDADE MUNICIPAL PODERÁ OFERECER MEIOS PARA QUE O PRÓPRIO

INTERESSADO POSSA PESQUISAR A INFORMAÇÃO DE QUE NECESSITAR.

§ 6º A INFORMAÇÃO ARMAZENADA EM FORMATO DIGITAL SERÁ FORNECIDA NESSE FORMATO, EXCETO QUANDO O

REQUERENTE NÃO DISPUSER DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS PARA EXTRAIR A INFORMAÇÃO, CABENDO ESTE SOLICITAR

X - RESPOSTAS A PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE.

ART. 6º A CONTROLADORIA DA CÂMARA É O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E

ACESSO À INFORMAÇÃO, DO PORTAL DE DADOS ABERTOS E PELO MONITORAMENTO DO SIC.

CAPÍTULO III

DA TRANSPARÊNCIA PASSIVA

ART. 7º QUALQUER INTERESSADO PODERÁ APRESENTAR PEDIDO DE ACESSO A INFORMAÇÕES AOS ÓRGÃOS DA CÂMARA

MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN. PARÁGRAFO ÚNICO. O PEDIDO DE ACESSO A INFORMAÇÕES PODERÁ SER FEITO:

I - PESSOALMENTE, NO PROTOCOLO, PRÓXIMO À LEI DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN;

II - POR MEIO DE E-SIC (SISTEMA ELETRÔNICO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO), DISPONÍVEL NO

ENDEREÇO ELETRÔNICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO.

VI - DISPONIBILIDADE: QUALIDADE DA INFORMAÇÃO QUE PODE SER CONHECIDA E UTILIZADA POR INDIVÍDUOS,

EQUIPAMENTOS OU SISTEMAS AUTORIZADOS;

VII - AUTENTICIDADE: QUALIDADE DA INFORMAÇÃO QUE TENHA SIDO PRODUZIDA, EXPEDIDA, RECEBIDA OU

MODIFICADA POR DETERMINADO INDIVÍDUO, EQUIPAMENTO OU SISTEMA;

VIII - INTEGRIDADE: QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NÃO MODIFICADA, INCLUSIVE QUANTO À ORIGEM, TRÂNSITO E

DESTINO;

IX - PRIMARIEDADE: QUALIDADE DA INFORMAÇÃO COLETADA NA FONTE, COM O MÁXIMO DE DETALHAMENTO POSSÍVEL,

SEM MODIFICAÇÕES;

X - GESTOR DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO - SIC: SERVIDOR, VINCULADO AO PROTOCOLO, DESIGNADO

PARA OPERAR O SIC, QUE POSSUI A ATRIBUIÇÃO DE AVALIAR PRELIMINARMENTE A SOLICITAÇÃO DO REQUERENTE NO

TOCANTE À MATÉRIA, E ENCAMINHAR A DEMANDA VIA SISTEMA ELETRÔNICO AO ÓRGÃO OU SERVIDOR RESPONSÁVEL

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

ART. 1º FICA REGULAMENTADA, NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO, A LEI FEDERAL Nº

12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011, QUE REGULA O ACESSO A INFORMAÇÕES PREVISTO NO INC. XXXIII DO ART.

5º, NO INC. II DO § 3º DO ART. 37 E NO § 2º DO ART. 216 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

PARÁGRAFO ÚNICO. ESTA REGULAMENTAÇÃO TEM POR OBJETIVO ASSEGURAR O DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO AOS

DADOS, INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS, O QUAL DEVE SER EXECUTADO EM CONFORMIDADE COM OS PRINCÍPIOS

CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, TENDO COMO DIRETRIZ A OBSERVÂNCIA DA PUBLICIDADE COMO

PRECEITO GERAL E DO SIGILO COMO EXCEÇÃO.

ART. 2º OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS NESTA LEI DESTINAM-SE A ASSEGURAR O DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO

À INFORMAÇÃO E DEVEM SER EXECUTADOS EM CONFORMIDADE COM AS SEGUINTES DIRETRIZES:

I - OBSERVÂNCIA DA PUBLICIDADE COMO PRECEITO GERAL E DO SIGILO COMO EXCEÇÃO;

II - OBSERVÂNCIA DA POLÍTICA MUNICIPAL DE ARQUIVOS E GESTÃO DE DOCUMENTOS;

III - DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE INTERESSE PÚBLICO, INDEPENDENTEMENTE DE SOLICITAÇÕES;

IV - UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO VIABILIZADOS PELA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO;

V - FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL;

VI - DESENVOLVIMENTO DO CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL.

ART. 3º PARA EFEITOS DESTA LEI CONSIDERA-SE:

I - INFORMAÇÃO: DADOS, PROCESSADOS OU NÃO, QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE

CONHECIMENTO, CONTIDOS EM QUALQUER MEIO, SUPORTE OU FORMATO;

II - DOCUMENTO: UNIDADE DE REGISTRO DE INFORMAÇÕES, QUALQUER QUE SEJA O SUPORTE OU FORMATO;

III - INFORMAÇÃO SIGILOSA: AQUELA SUBMETIDA TEMPORARIAMENTE À RESTRIÇÃO DE ACESSO PÚBLICO EM RAZÃO

DE SUA IMPRESCINDIBILIDADE PARA A SEGURANÇA DA SOCIEDADE E DO MUNICÍPIO;

IV - INFORMAÇÃO PESSOAL: AQUELA RELACIONADA À PESSOA NATURAL IDENTIFICADA OU IDENTIFICÁVEL;

V - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: CONJUNTO DE AÇÕES REFERENTES À PRODUÇÃO, RECEPÇÃO, CLASSIFICAÇÃO,

UTILIZAÇÃO, ACESSO, REPRODUÇÃO, TRANSPORTE, TRANSMISSÃO, DISTRIBUIÇÃO, ARQUIVAMENTO, ARMAZENAMENTO,

ELIMINAÇÃO, AVALIAÇÃO, DESTINAÇÃO OU CONTROLE DA INFORMAÇÃO;

PELA INFORMAÇÃO.

ART. 4º COMPETE AOS ÓRGÃOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN, OBSERVADAS AS NORMAS E

PROCEDIMENTOS PREVISTOS NESTA LEI, ASSEGURAR:

I - GESTÃO TRANSPARENTE DA INFORMAÇÃO, PROPICIANDO AMPLO ACESSO A ELA E SUA DIVULGAÇÃO;

II - ACESSO A INFORMAÇÃO, MEDIANTE PROCEDIMENTOS OBJETIVOS E ÁGEIS, DE FORMA TRANSPARENTE, CLARA E EM

LINGUAGEM DE FÁCIL COMPREENSÃO;

III - PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO, GARANTINDO-SE SUA DISPONIBILIDADE, AUTENTICIDADE E INTEGRIDADE;

IV - PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO SIGILOSA E DA INFORMAÇÃO PESSOAL, OBSERVADA A SUA DISPONIBILIDADE,

AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE E EVENTUAL RESTRIÇÃO DE ACESSO.

CAPÍTULO II DA TRANSPARÊNCIA ATIVA

ART. 5º É DEVER DOS ÓRGÃOS DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA PROMOVER, INDEPENDENTEMENTE DE REQUERIMENTO,

A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE INTERESSE COLETIVO OU GERAL POR ELES PRODUZIDAS OU CUSTODIADAS PELA

CÂMARA, EM SEU SÍTIO ELETRÔNICO, ENTRE AS QUAIS:

I - REGISTROS DAS COMPETÊNCIAS E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, RESPONSÁVEL, ENDEREÇO E TELEFONE DAS

RESPECTIVAS UNIDADES E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO;

II - REGISTROS DE QUAISQUER REPASSES OU TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FINANCEIROS;

III - REGISTROS DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DETALHADA, NOS TERMOS DO INCISO II DO PARÁGRAFO

ÚNICO DO ART. 48 E ART. 48- A DA LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000, COM AS ALTERAÇÕES

POSTERIORES;

IV - INFORMAÇÕES CONCERNENTES A PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS, INCLUSIVE OS RESPECTIVOS EDITAIS E RESULTADOS,

BEM COMO A TODOS OS CONTRATOS CELEBRADOS;

V - DADOS GERAIS PARA O ACOMPANHAMENTO DE PROGRAMAS, AÇÕES, PROJETOS E OBRAS;

VI - INFORMAÇÕES CONCERNENTES A REMUNERAÇÃO E SUBSÍDIOS RECEBIDOS POR OCUPANTES DE CARGOS, FUNÇÕES

E EMPREGOS PÚBLICOS;

VII - REGISTROS DO EXERCÍCIO LEGISLATIVO, COM CONTEÚDO E TRÂMITE DE PROPOSITURAS, TAIS COMO PROJETOS DE

LEI, RESOLUÇÃO, DECRETO, EMENDA À LEI ORGÂNICA, REQUERIMENTO, MOÇÃO, INDICAÇÃO, BEM COMO DADOS

RELATIVOS À DISCUSSÃO, VOTAÇÃO, PARECERES, APROVAÇÃO DE PROPOSIÇÕES, DE FORMA A GARANTIR A

TRANSPARÊNCIA;

VIII - REGISTROS DA FREQUÊNCIA DOS VEREADORES ÀS REUNIÕES PLENÁRIAS E DAS COMISSÕES;

IX - DIVULGAÇÃO DA PAUTA DE REUNIÕES E ATAS;

ART. 8º O PEDIDO DE ACESSO A INFORMAÇÕES PODERÁ SER FEITO POR PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA E DEVERÁ CONTER:

I - NOME DO REQUERENTE;

II - NÚMERO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO VÁLIDO;

III - ESPECIFICAÇÃO, DE FORMA CLARA E PRECISA, DA INFORMAÇÃO REQUERIDA; E

IV - ENDEREÇO FÍSICO OU ELETRÔNICO DO REQUERENTE, PARA RECEBIMENTO DE COMUNICAÇÕES OU DA INFORMAÇÃO

REQUERIDA.

§ 1º SÃO VEDADAS QUAISQUER EXIGÊNCIAS RELATIVAS AOS MOTIVOS DO PEDIDO DE INFORMAÇÕES DE INTERESSE

PÚBLICO.

§ 2º CASO O GESTOR DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO CONSTATE QUE O AUTOR DO PEDIDO NÃO ATENDE

AO DISPOSTO NO CAPUT DESTE ARTIGO, DEVERÁ INFORMÁ-LO PARA QUE REGULARIZE A SUA SOLICITAÇÃO EM ATÉ 5

(CINCO) DIAS, SOB PENA DE INDEFERIMENTO.

ART. 9º NÃO SERÃO ATENDIDOS PEDIDOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO:

I - GENÉRICOS;

II - DESPROPORCIONAIS OU DESARRAZOADOS;

OU III - QUE EXIJAM TRABALHOS ADICIONAIS DE ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO OU CONSOLIDAÇÃO DE DADOS E

INFORMAÇÕES, OU SERVIÇO DE PRODUÇÃO OU TRATAMENTO DE DADOS QUE NÃO SEJA DE COMPETÊNCIA DA CÂMARA

MUNICIPAL CAMPO REDONDO.

PARÁGRAFO ÚNICO. NA HIPÓTESE DO INCISO III DO CAPUT, A CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO DEVERÁ,

CASO TENHA CONHECIMENTO, INDICAR O LOCAL ONDE SE ENCONTRAM AS INFORMAÇÕES A PARTIR DAS QUAIS O

REQUERENTE PODERÁ REALIZAR A INTERPRETAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO OU TRATAMENTO DE DADOS.

ART. 10 RECEBIDO O PEDIDO E ESTANDO A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL, O ACESSO SERÁ IMEDIATO E CONCEDIDO PELO

GESTOR DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO.

§ 1º NÃO SENDO POSSÍVEL CONCEDER O ACESSO IMEDIATO, NA FORMA DISPOSTA NO CAPUT DESTE ARTIGO, O GESTOR

DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DEVERÁ, EM PRAZO NÃO SUPERIOR A 20 (VINTE) DIAS:

I - COMUNICAR A DATA, LOCAL E MODO PARA REALIZAR A CONSULTA, EFETUAR A REPRODUÇÃO OU OBTER A CERTIDÃO;

II - INDICAR AS RAZÕES DE FATO OU DE DIREITO DA RECUSA, TOTAL OU PARCIAL, DO ACESSO PRETENDIDO;

III - COMUNICAR QUE NÃO POSSUI A INFORMAÇÃO, INDICAR, SE FOR DO SEU CONHECIMENTO, O ÓRGÃO OU A ENTIDADE

QUE A DETÉM, OU AINDA, REMETER O REQUERIMENTO A ESSE ÓRGÃO OU ENTIDADE, CIENTIFICANDO O INTERESSADO

DA REMESSA DE SEU PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

EXPRESSAMENTE O FORNECIMENTO DE MANEIRA DIVERSA.

§ 7º CASO A INFORMAÇÃO SOLICITADA ESTEJA DISPONÍVEL AO PÚBLICO EM FORMATO IMPRESSO, ELETRÔNICO OU EM

OUTRO MEIO DE ACESSO UNIVERSAL, SERÃO INFORMADOS AO REQUERENTE, POR ESCRITO, O LUGAR E A FORMA PELA

QUAL SE PODERÁ CONSULTAR, OBTER OU REPRODUZIR A REFERIDA INFORMAÇÃO, PROCEDIMENTO ESSE QUE DESONERARÁ

O ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA DA OBRIGAÇÃO DE SEU FORNECIMENTO DIRETO, SALVO SE O REQUERENTE DECLARAR

NÃO DISPOR DE MEIOS PARA REALIZAR POR SI MESMO TAIS PROCEDIMENTOS.

§ 8º O SERVIÇO DE BUSCA E FORNECIMENTO DA INFORMAÇÃO É GRATUITO.

§ 9º PODERÁ SER COBRADO O RESSARCIMENTO PELO REQUERENTE DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS E/OU MATERIAIS

UTILIZADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DE PARA REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS, ENVIO DE INFORMAÇÃO POR MEIO DE

CORREIOS, FORNECIMENTO DE MÍDIA, ASSIM COMO QUAISQUER OUTROS PRODUTOS OU SERVIÇOS NECESSÁRIOS PARA

O FORNECIMENTO DA INFORMAÇÃO REQUERIDA.

§ 11 QUANDO SE TRATAR DE ACESSO À INFORMAÇÃO CONTIDA EM DOCUMENTOS CUJA MANIPULAÇÃO POSSA

PREJUDICAR SUA INTEGRIDADE, DEVERÁ SER OFERECIDA A CONSULTA DE CÓPIA, COM CERTIFICAÇÃO DE QUE ESTA

CONFERE COM A ORIGINAL.

§ 12 NA IMPOSSIBILIDADE DE OBTENÇÃO DE CÓPIAS, O INTERESSADO PODERÁ SOLICITAR QUE, A SUAS EXPENSAS E

SOB SUPERVISÃO DE SERVIDOR PÚBLICO, A REPRODUÇÃO SEJA FEITA POR OUTRO MEIO QUE NÃO PONHA EM RISCO A

CONSERVAÇÃO DO DOCUMENTO ORIGINAL.

§ 13 SERÁ EXIGIDO DO REQUERENTE QUE ASSINE RECIBO DE RECEBIMENTO DA INFORMAÇÃO, QUANDO REALIZADA

DE MANEIRA PRESENCIAL, ASSIM COMO O ENVIO DE INFORMAÇÕES POR MEIO DE CORREIOS SERÁ REALIZADO POR

MEIO DE CARTA COM CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

§ 14 TODO PEDIDO DE ACESSO A INFORMAÇÕES DEVERÁ SER CADASTRADO EM BANCO DE DADOS PARA FINS DE

ORIENTAR A CÂMARA MUNICIPAL AO PERMANENTE APRIMORAMENTO DOS SEUS SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO PÚBLICA DE

INFORMAÇÕES.

ART. 11 A RECUSA DE ACESSO DE QUE TRATA O INCISO II DO § 1º DO ART. 10 DESTA LEI, DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA

DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL, PODERÁ SE DAR QUANDO:

I - A INFORMAÇÃO ORIUNDA DE SETOR DA ESTRUTURA DA CÂMARA FOI CLASSIFICADA COMO ULTRASSECRETA, SECRETA

OU RESERVADA;

II - SE TRATAR DE SOLICITAÇÃO REFERENTE A INFORMAÇÕES PESSOAIS RELATIVAS À INTIMIDADE, VIDA PRIVADA, HONRA

E IMAGEM, BEM COMO AQUELAS QUE PUSEREM EM RISCO AS LIBERDADES E GARANTIAS INDIVIDUAIS;

III - SE TRATAR DAS DEMAIS HIPÓTESES LEGAIS DE SIGILO E SEGREDO DE JUSTIÇA;

PARÁGRAFO ÚNICO. ATENDIDO O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO, DA AMPLA DEFESA E DO DEVIDO PROCESSO LEGAL, AS

CONDUTAS DESCRITAS NO CAPUT SERÃO CONSIDERADAS INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS, QUE DEVERÃO SER APENADAS,

NO MÍNIMO, COM SUSPENSÃO, SEM PREJUÍZO DE RESPONSABILIDADE TAMBÉM POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

ART. 22 A PESSOA FÍSICA OU ENTIDADE PRIVADA QUE DETIVER INFORMAÇÕES EM VIRTUDE DE VÍNCULO DE QUALQUER

NATUREZA COM O PODER PÚBLICO E DEIXAR DE OBSERVAR O DISPOSTO NESTA LEI ESTARÁ SUJEITA ÀS SEGUINTES

SANÇÕES:

I - ADVERTÊNCIA;

§ 2º O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN ADOTARÁ AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS

PARA QUE O PESSOAL A ELE SUBORDINADO HIERARQUICAMENTE CONHEÇA AS NORMAS E OBSERVE AS MEDIDAS E

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA PARA TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS.

§ 3º A PESSOA FÍSICA OU ENTIDADE PRIVADA QUE, EM RAZÃO DE QUALQUER VÍNCULO COM O PODER PÚBLICO,

EXECUTAR ATIVIDADES DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS ADOTARÁ AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA

QUE SEUS EMPREGADOS, PREPOSTOS OU REPRESENTANTES OBSERVEM AS MEDIDAS E PROCEDIMENTOS DE

SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES RESULTANTES DA APLICAÇÃO DESTA LEI.

CAPÍTULO V

DAS INFORMAÇÕES PESSOAIS

ART. 20 AS INFORMAÇÕES PESSOAIS A QUE SE REFERE O INCISO II DO ART. 15 DESTA LEI TERÃO SEU ACESSO RESTRITO,

INDEPENDENTEMENTE DE CLASSIFICAÇÃO DE SIGILO, PELO PRAZO MÁXIMO DE 100 (CEM) ANOS A CONTAR DA SUA

ART. 16 A CLASSIFICAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM QUALQUER GRAU DE SIGILO DEVERÁ SER FORMALIZADA EM DECISÃO

QUE CONTERÁ, NO MÍNIMO, OS SEGUINTES ELEMENTOS:

I - ASSUNTO SOBRE O QUAL VERSA A INFORMAÇÃO;

II - FUNDAMENTO DA CLASSIFICAÇÃO;

III - INDICAÇÃO DO PRAZO DE SIGILO, CONTADO EM ANOS, MESES OU DIAS, OU DO EVENTO QUE DEFINA O SEU

TERMO FINAL;

E IV - IDENTIFICAÇÃO DA AUTORIDADE QUE A CLASSIFICOU.

PARÁGRAFO ÚNICO. A DECISÃO REFERIDA NO CAPUT SERÁ MANTIDA NO MESMO GRAU DE SIGILO DA INFORMAÇÃO

CLASSIFICADA.

ART. 17 A CLASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SERÁ REAVALIADA A CADA 5 (CINCO) ANOS PELA AUTORIDADE

IV - A MATÉRIA, OBJETO DA INFORMAÇÃO SOLICITADA NÃO FOR DE ATRIBUIÇÃO OU COMPETÊNCIA DA CÂMARA

MUNICIPAL.

§ 1º A PROPOSTA DE NEGATIVA DE ACESSO À INFORMAÇÃO DEVERÁ SER ENCAMINHADA PELO SETOR RESPONSÁVEL

PELA INFORMAÇÃO COM A FUNDAMENTAÇÃO PERTINENTE PARA A DELIBERAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN.

§ 2º A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN PODERÁ DELEGAR COMPETÊNCIA PARA AS

SITUAÇÕES PREVISTAS NOS INCISOS I A IV DO CAPUT DESTE ARTIGO, BEM COMO NO QUE SE REFERE A NEGATIVA DE

PEDIDO IDÊNTICO A OUTRO ANTERIORMENTE ENCAMINHADO.

§ 3º É DEVER DA CÂMARA MUNICIPAL CONTROLAR O ACESSO E A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS PRODUZIDAS

POR SEUS ÓRGÃOS E ENTIDADES, ASSEGURANDO A SUA PROTEÇÃO.

§ 4º O ACESSO, A DIVULGAÇÃO E O TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO CLASSIFICADA COMO SIGILOSA FICARÃO RESTRITOS A

PESSOAS QUE TENHAM NECESSIDADE DE CONHECÊ-LA, SEM PREJUÍZO DAS ATRIBUIÇÕES DOS AGENTES PÚBLICOS

AUTORIZADOS.

ART. 12 NO CASO DE NEGATIVA DE ACESSO À INFORMAÇÃO, DE NÃO FORNECIMENTO DAS RAZÕES DA NEGATIVA DO

ACESSO OU DE INFORMAÇÃO INCOMPLETA, PODERÁ O REQUERENTE APRESENTAR PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO NO

PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS, CONTADO DA CIÊNCIA DA DECISÃO, AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO

REDONDO/RN, QUE DEVERÁ APRECIÁ-LO NO PRAZO DE 5 (CINCO) DIAS, CONTADO DA SUA APRESENTAÇÃO.

CAPÍTULO IV

DA CLASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES EM GRAU DE SIGILO

ART. 13 AS HIPÓTESES E OS GRAUS DE CLASSIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS E OS RESPECTIVOS PRAZOS

MÁXIMOS DE RESTRIÇÃO DE ACESSO SÃO AQUELES PREVISTOS NOS ARTS. 23 E 24 DA LEI FEDERAL Nº 12.527, DE

2011.

§ 1º O PRAZO DE SIGILO COMEÇA A CONTAR DA DATA DA PRODUÇÃO DA INFORMAÇÃO.

§ 2º AS INFORMAÇÕES QUE PUDEREM COLOCAR EM RISCO A SEGURANÇA DO VEREADOR, SEUS CÔNJUGES E FILHOS

SERÃO CLASSIFICADAS NO GRAU RESERVADO E FICARÃO SOB SIGILO ATÉ O TÉRMINO DO MANDATO EM EXERCÍCIO OU DO

ÚLTIMO MANDATO, EM CASO DE REELEIÇÃO.

§ 3º PODERÁ SER ESTABELECIDO PRAZO DIFERENTE DAQUELES DO CAPUT DESTE ARTIGO, DESDE QUE MENOR, FICANDO

AUTORIZADA A VINCULAÇÃO DE SEU TERMO À OCORRÊNCIA DE DETERMINADO EVENTO.

§ 4º PARA A CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM DETERMINADO GRAU DE SIGILO, DEVERÁ SER OBSERVADO O INTERESSE

PÚBLICO DA INFORMAÇÃO E UTILIZADO O CRITÉRIO MENOS RESTRITIVO POSSÍVEL, CONSIDERADOS:

I - A GRAVIDADE DO RISCO OU DANO À SEGURANÇA DA SOCIEDADE E DO MUNICÍPIO;

II - O PRAZO MÁXIMO DE RESTRIÇÃO DE ACESSO OU O EVENTO QUE DEFINA SEU TERMO FINAL.

ART. 14 TRANSCORRIDO O PRAZO DE CLASSIFICAÇÃO OU CONSUMADO O EVENTO QUE DEFINA O SEU TERMO FINAL, A

INFORMAÇÃO TORNAR-SE-Á, AUTOMATICAMENTE, DE ACESSO PÚBLICO.

ART. 15 A CLASSIFICAÇÃO DO SIGILO DE INFORMAÇÕES NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL É DE COMPETÊNCIA:

I - NO GRAU ULTRASSECRETO, DO PRESIDENTE DA CÂMARA;

II - NO GRAU SECRETO, DO PRESIDENTE DA CÂMARA E DAS AUTORIDADES QUE EXERÇAM FUNÇÕES DE DIREÇÃO DE

DEPARTAMENTO OU HIERARQUIA EQUIVALENTE, DE ACORDO COM REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DE CADA SETOR;

III - O GRAU RESERVADO, DAS AUTORIDADES REFERIDAS NOS INCS. I E II DO CAPUT DESTE ARTIGO.

CLASSIFICADORA OU POR AUTORIDADE HIERARQUICAMENTE SUPERIOR, MEDIANTE PROVOCAÇÃO OU DE OFÍCIO, PARA

DESCLASSIFICAÇÃO OU REDUÇÃO DO PRAZO DE SIGILO.

§ 1º PARA O CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NO CAPUT, ALÉM DO DISPOSTO NO ARTIGO 13, DEVERÁ SER OBSERVADO:

I - A PERMANÊNCIA DAS RAZÕES DA CLASSIFICAÇÃO;

II - A POSSIBILIDADE DE DANOS OU RISCOS DECORRENTES DA DIVULGAÇÃO OU ACESSO IRRESTRITO DA INFORMAÇÃO;

E III - A PECULIARIDADE DAS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS NO EXTERIOR POR AUTORIDADES OU AGENTES PÚBLICOS.

§ 2º NA HIPÓTESE DE REDUÇÃO DO PRAZO DE SIGILO DA INFORMAÇÃO, O NOVO PRAZO DE RESTRIÇÃO MANTERÁ COMO

TERMO INICIAL A DATA DA SUA PRODUÇÃO.

§ 3º NEGADO O PEDIDO DE DESCLASSIFICAÇÃO OU DE REAVALIAÇÃO PELA AUTORIDADE CLASSIFICADORA, O

REQUERENTE PODERÁ APRESENTAR RECURSO NO PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS, CONTADO DA CIÊNCIA DA NEGATIVA, AO

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, QUE DECIDIRÁ NO PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS.

§ 4º NA HIPÓTESE PREVISTA NO § 3º, CASO A AUTORIDADE CLASSIFICADORA SEJA O PRESIDENTE DA CÂMARA

MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN, CABERÁ, AINDA ASSIM, PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO, OBSERVADOS OS

MESMOS PRAZOS PREVISTOS NO § 3º.

ART. 18 A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN PUBLICARÁ, ANUALMENTE, ATÉ O DIA

31 DE JANEIRO, NO ENDEREÇO ELETRÔNICO DA CÂMARA MUNICIPAL:

I - ROL DAS INFORMAÇÕES QUE TENHAM SIDO DESCLASSIFICADAS NOS ÚLTIMOS DOZE MESES;

II - ROL DE DOCUMENTOS CLASSIFICADOS EM CADA GRAU DE SIGILO, COM IDENTIFICAÇÃO PARA REFERÊNCIA FUTURA;

III - RELATÓRIO ESTATÍSTICO CONTENDO A QUANTIDADE DE PEDIDOS DE INFORMAÇÃO RECEBIDOS, ATENDIDOS E

INDEFERIDOS, BEM COMO INFORMAÇÕES GENÉRICAS SOBRE OS SOLICITANTES.

§ 1º SERÁ MANTIDO EXTRATO COM A LISTA DE INFORMAÇÕES CLASSIFICADAS, ACOMPANHADAS DA DATA, DO GRAU

DE SIGILO E DOS FUNDAMENTOS DA CLASSIFICAÇÃO.

§ 2º DEVERÁ SER MANTIDO EXEMPLAR DA PUBLICAÇÃO PREVISTA NO CAPUT PARA CONSULTA PÚBLICA NA SEDE DA

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN.

ART. 19 O ACESSO, A DIVULGAÇÃO E O TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO CLASSIFICADA EM QUALQUER GRAU DE SIGILO

FICARÃO RESTRITOS AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN E ÀS PESSOAS QUE TENHAM

NECESSIDADE DE CONHECÊ-LA, A CRITÉRIO DA AUTORIDADE MÁXIMA DO ÓRGÃO, SEM PREJUÍZO DAS ATRIBUIÇÕES DE

AGENTES PÚBLICOS AUTORIZADOS POR LEI.

§ 1º O ACESSO À INFORMAÇÃO CLASSIFICADA COMO SIGILOSA CRIA A OBRIGAÇÃO PARA AQUELE QUE A OBTEVE DE

RESGUARDAR O SIGILO.

DATA DE PRODUÇÃO, A AGENTES PÚBLICOS LEGALMENTE AUTORIZADOS E À PESSOA A QUE ELAS SE REFERIREM, NOS

TERMOS DO ART. 31 DA LEI FEDERAL Nº 12.527, DE 2011.

§ 1º AS INFORMAÇÕES DE QUE TRATA O CAPUT DESTE ARTIGO PODERÃO SER DIVULGADAS OU ACESSADAS POR TERCEIROS

DIANTE DE PREVISÃO LEGAL OU CONSENTIMENTO EXPRESSO DA PESSOA A QUE ELAS SE REFERIREM.

§ 2º AQUELE QUE OBTIVER ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DE QUE TRATA ESTE ARTIGO SERÁ RESPONSABILIZADO POR SEU

USO INDEVIDO.

§ 3º OBSERVADOS OS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E DA RAZOABILIDADE, A RESTRIÇÃO DE ACESSO À

INFORMAÇÃO RELATIVA À VIDA PRIVADA, HONRA E IMAGEM DE PESSOA NÃO PODERÁ SER INVOCADA COM O INTUITO

DE PREJUDICAR PROCESSO DE APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES EM QUE ESTIVER ENVOLVIDA OU AÇÕES VOLTADAS PARA

A RECUPERAÇÃO DE FATOS HISTÓRICOS DE MAIOR RELEVÂNCIA RECONHECIDA DE FORMA FUNDAMENTADA PELO

PRESIDENTE DA CÂMARA REDONDO/RN.

CAPÍTULO VIII

DAS RESPONSABILIDADES

ART. 21 CONSTITUEM CONDUTAS ILÍCITAS QUE ENSEJAM A RESPONSABILIZAÇÃO DO AGENTE PÚBLICO:

I - RECUSAR-SE, IMOTIVADAMENTE, A FORNECER INFORMAÇÃO REQUERIDA NOS TERMOS DESTA LEI, RETARDAR

DELIBERADAMENTE O SEU FORNECIMENTO OU FORNECÊ-LA INTENCIONALMENTE DE FORMA INCORRETA, INCOMPLETA OU

IMPRECISA;

II - UTILIZAR INDEVIDAMENTE, SUBTRAIR, DESTRUIR, INUTILIZAR, DESFIGURAR, ALTERAR OU OCULTAR, TOTAL OU

PARCIALMENTE, INFORMAÇÃO QUE SE ENCONTRE SOB SUA GUARDA, A QUE TENHA ACESSO OU SOBRE A QUAL TENHA

CONHECIMENTO EM RAZÃO DO EXERCÍCIO DAS ATRIBUIÇÕES DE CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO PÚBLICA;

III - AGIR COM DOLO OU MÁ-FÉ NA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO;

IV - DIVULGAR, PERMITIR A DIVULGAÇÃO, ACESSAR OU PERMITIR ACESSO INDEVIDO A INFORMAÇÃO CLASSIFICADA EM

GRAU DE SIGILO OU A INFORMAÇÃO PESSOAL;

V - IMPOR SIGILO À INFORMAÇÃO PARA OBTER PROVEITO PESSOAL OU DE TERCEIROS OU, AINDA, PARA FINS DE

OCULTAÇÃO DE ATO ILEGAL COMETIDO POR SI OU POR OUTREM;

VI - OCULTAR DA REVISÃO DE AUTORIDADE SUPERIOR COMPETENTE INFORMAÇÃO CLASSIFICADA EM GRAU DE SIGILO

PARA BENEFICIAR A SI OU A OUTREM, OU EM PREJUÍZO DE TERCEIROS;

VII - DESTRUIR OU SUBTRAIR, POR QUALQUER MEIO, DOCUMENTOS CONCERNENTES A POSSÍVEIS VIOLAÇÕES DE DIREITOS

HUMANOS POR PARTE DE AGENTES PÚBLICOS.

II - MULTA;

III - RESCISÃO DO VÍNCULO COM O PODER PÚBLICO;

IV - SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DE PARTICIPAR EM LICITAÇÃO E IMPEDIMENTO DE CONTRATAR COM A ADMINISTRAÇÃO

PÚBLICA POR PRAZO NÃO SUPERIOR A 2 (DOIS) ANOS;

V - DECLARAÇÃO DE INIDONEIDADE PARA LICITAR OU CONTRATAR COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ATÉ QUE SEJA

PROMOVIDA A REABILITAÇÃO PERANTE A AUTORIDADE QUE APLICOU A PENALIDADE.

§ 1º AS SANÇÕES PREVISTAS NOS INCS. I, III E IV PODERÃO SER APLICADAS JUNTAMENTE COM A DO INC. II,

ASSEGURADO O DIREITO DE DEFESA DO INTERESSADO, NO RESPECTIVO PROCESSO, NO PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS.

§ 2º A REABILITAÇÃO REFERIDA NO INC. V DO CAPUT DESTE ARTIGO SERÁ AUTORIZADA SOMENTE QUANDO O

INTERESSADO EFETIVAR O RESSARCIMENTO AO ÓRGÃO OU ENTIDADE MUNICIPAL, DOS PREJUÍZOS RESULTANTES E DEPOIS

DE DECORRIDO O PRAZO DA SANÇÃO APLICADA COM BASE NO DISPOSTO NO INC. IV DO CAPUT DESTE ARTIGO.

§ 3º A APLICAÇÃO DA SANÇÃO PREVISTA NO INC. V DO CAPUT DESTE ARTIGO É DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DA

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA (AUTORIDADE MÁXIMA DO ÓRGÃO), FACULTADA A DEFESA DO INTERESSADO, NO RESPECTIVO

PROCESSO, NO PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS DA ABERTURA DE VISTA.

ART. 23 A CÂMARA MUNICIPAL RESPONDERÁ DIRETAMENTE PELOS DANOS CAUSADOS EM DECORRÊNCIA DA

DIVULGAÇÃO NÃO AUTORIZADA OU UTILIZAÇÃO INDEVIDA DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS OU INFORMAÇÕES PESSOAIS,

ASSEGURADO O DIREITO DE APURAR RESPONSABILIDADE FUNCIONAL NOS CASOS DE DOLO OU CULPA.

PARÁGRAFO ÚNICO. O DISPOSTO NESTE ARTIGO APLICA-SE À PESSOA FÍSICA, EM VIRTUDE DE QUALQUER VÍNCULO COM

ESTA CÂMARA MUNICIPAL, E QUE TENHA ACESSO A INFORMAÇÃO SIGILOSA OU PESSOAL E A SUBMETA A TRATAMENTO

INDEVIDO.

ART. 24 OS AGENTES POLÍTICOS E CHEFES DOS SETORES CÂMARA MUNICIPAL, SERÃO RESPONSÁVEIS POR ASSEGURAR

O CUMPRIMENTO DAS NORMAS RELATIVAS AO ACESSO À INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DAS RESPECTIVAS COMPETÊNCIAS

RELACIONADAS AOS ÓRGÃOS, DE FORMA EFICIENTE E ADEQUADA AOS OBJETIVOS DA LEI Nº 12.527, DE 2011.

CAPÍTULO IX

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

ART. 25 NA CONTAGEM DOS PRAZOS ESTABELECIDOS NESTA LEI EXCLUIR-SE-Á O DIA DO INÍCIO E INCLUIR-SE À DO

VENCIMENTO, E SERÃO CONSIDERADOS OS DIAS ÚTEIS.

PARÁGRAFO ÚNICO. SÓ SE INICIAM E VENCEM OS PRAZOS REFERIDOS NESTE ARTIGO EM DIAS ÚTEIS.

ART. 26 PARA CONSECUÇÃO DOS FINS A QUE SE DESTINA ESTA LEI PODERÃO SER EXPEDIDAS NORMAS

COMPLEMENTARES ATRAVÉS DE ATO DA PRESIDÊNCIA.

ART. 27 ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO

Qual o seu nível de satisfação com essa página?