PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 009/2024

Informações da matéria
Autor: EDMILSON MORENO DA SILVA
Data: 09/04/2024
Visualizações:
Array
Ementa

AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CRIAR O CADASTRO ÚNICO DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE CAMPO REDONDO.

Justificativa

O vereador Edmilson Moreno da Silva, com assento nesta Casa Legislativa, vem apresentar para deliberação plenária o presente Projeto de Lei que Autoriza o Executivo Municipal a criar o Cadastro Único das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município de Campo Redondo – RN.
Infelizmente, o Brasil não tem números de prevalência de autismo, utilizamos os dados obtidos pelo CDC (Centro de Controle de Prevenção de Doenças, em português) dos Estados Unidos, que são atualizados a cada dois anos. Conforme o último relatório expedido pelo CDC, em 2023, com dados obtidos em 2020, 1 a cada 36 crianças americanas de 8 anos são autistas.
Estima-se que no Brasil haja, aproximadamente, 2 milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, se fizermos a mesma proporção utilizada pelo CDC, chegaríamos a 5,95 milhões de autistas no Brasil. Dados estatísticos tornam-se necessários para que possamos construir, articular e desenvolver estratégias que atendam às necessidades desse público específico, principalmente nas áreas da saúde, da educação e da assistência social, considerando que esse público é composto por todas as faixas etárias.
No entanto, até o momento não temos instrumentos que realizem o levantamento das pessoas com TEA na Cidade, o que facilitaria a construção de políticas públicas direcionadas, uma vez que existem graus diferentes de autismo, assim como nem todos os autistas apresentam as mesmas necessidades.
Diante do exposto, instituir o Cadastro Único das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município de Gravataí se torna uma medida de extrema importância para que possamos pensar em políticas públicas propositivas e eficazes, direcionadas para seu público específico. Por isso, conto com a colaboração dos nobres colegas para aprovação deste Projeto de Lei.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
09/04/2024 09:13:46 CADASTRADO 
AGENTE: IARLEY RIQUELME GOMES LIMA
CADASTRADO   
09/04/2024 20:00:00 EM TRAMITAÇÃO  5ª (QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO - 9 DE ABRIL DE 2024 - PEQUENO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
16/04/2024 20:00:00 VOTAÇÃO ÚNICA  6ª (SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO - 16 DE ABRIL DE 2024 - ORDEM DO DIA  mais FAVORÁVEL   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PRETO DA EMATER

VEREADOR(A)

PSDB

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência VICTOR NEVES WANDERLEY

Presidente da Câmara de Vereadores

Câmara Municipal

Corpo da matéria

ART. 1º FICA O EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A CRIAR O CADASTRO ÚNICO DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE CAMPO REDONDO - RN.

I DEVERÁ O RESPONSÁVEL PELAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), INFORMAR AO ÓRGÃO COMPETENTE E RESPONSÁVEL, PELO CADASTRO ÚNICO, REPASSAR TODOS E QUAISQUER INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS, PRA O BANCO DE DADOS.

ART. 2º O CADASTRO DE QUE TRATA ESTA LEI SERÁ CONSTITUÍDO A PARTIR DE INFORMAÇÕES APRESENTADAS POR HOSPITAIS, CLÍNICAS E UNIDADES DE SAÚDE, DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA, NAS QUAIS AS PESSOAS COM TEA RECEBAM ATENDIMENTO E SERÁ GERIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SMS).

PARÁGRAFO ÚNICO. PARA COMPLEMENTAR O CADASTRO DE QUE TRATA ESTA LEI, A SMS PODERÁ OBTER INFORMAÇÕES JUNTO A INSTITUIÇÕES QUE PRESTEM ATENDIMENTO AO PÚBLICO COM TEA, TAIS COMO:

I ENTIDADES DE DIREITO PRIVADO; III DEMAIS ASSOCIAÇÕES E CENTROS QUE PRESTEM ATENDIMENTO A PACIENTES COM TEA.

II ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL; E

III DEMAIS ASSOCIAÇÕES E CENTROS QUE PRESTEM ATENDIMENTO A PACIENTES COM TEA.

ART.3º O CADASTRO DE QUE TRATA ESTA LEI TEM POR OBJETIVO UNIFICAR AS INFORMAÇÕES QUANTITATIVAS, COM INTUITO DE IDENTIFICAR AS PESSOAS COM TEA, PARA FINS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DISPONIBILIZAÇÃO DE ATENDIMENTO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPO REDONDO RN.

ART.4º A SMS ADOTARÁ MEDIDAS EFETIVAS PARA QUE NÃO HAJA SOBREPOSIÇÃO NO CADASTRO DE QUE TRATA ESTA LEI.

PARÁGRAFO ÚNICO. PARA OS EFEITOS DESTA LEI, SERÁ OBSERVADO O DISPOSTO NA LEI FEDERAL Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018, ALTERADA PELA LEI FEDERAL Nº 13.853, DE 8 DE JULHO DE 2019, PRESERVANDO A PRIVACIDADE E O SIGILO DAS INFORMAÇÕES PESSOAIS.

ART. 5º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO QUE COUBER.

ART. 6º ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PP_009_2024_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON