DISPÕE SOBRE INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE COMBATE AO BULLYING E CYBERBULLYING E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. NO MUNICÍPIO DE CAMPO REDONDO-RN.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
25/02/2025 09:50:56 | CADASTRADO | CADASTRADO | ||
26/02/2025 09:52:58 | 2ª (Segunda) Sessão Ordinária da 16ª (décima Sexta) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 à 31/12/2026) de 25 de Fevereiro de 2025 mais | PEQUENO EXPEDIENTE | EM TRAMITAÇÃO | EM TRAMITAÇÃO |
12/03/2025 09:53:42 | 3ª (Terceira) Sessão Ordinária da 16ª (décima Sexta) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 à 31/12/2026) de 11 de Março de 2025 mais | ORDEM DO DIA | VOTAÇÃO ÚNICA | FAVORÁVEL |
Nome | Cargo | Orgão |
---|---|---|
Vossa Excelência LUIZ ANTÔNIO DA COSTA BEZERRA |
Presidente da Câmara de Vereadores |
Câmara Municipal |
ART. 1º FICA INSTITUIDO O PROGRAMA DE COMBATE AO BULLYING E CYBERBULLYING, DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR, INTER SETORIAL E DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA, NO MUNICIPIO DE CAMPO REDONDO -RN, EM ESPECIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS.
§ 1º ENTENDE-SE POR BULLYING ATITUDES DE VIOLÊNCIA FISICA OU PSICOLÓGICA, INTENCIONAIS E REPETITIVAS, QUE OCORREM SEM MOTIVAÇÃO EVIDENTE, PRATICADAS POR UM INDIVIDUO (BULLY) OU GRUPOS DE INDIVIDUOS, CONTRA UMA OU MAIS PESSOAS, COM O OBJETIVO DE INTIMIDÁ-LA OU AGREDI-LA, CAUSANDO DOR E ANGÚSTIA À VITIMA, EM UMA RELAÇÃO DE DESEQUILIBRIO DE PODER ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS.
§2º ENTENDE-SE POR CYBERBULLYING AS ATITUDES DESCRITAS NO §1° POR MEIO ELETRÔNICO, INTERNET, REDES SOCIAIS OU AFINS.
ART. 2º - A VIOLÊNCIA FISICA OU PSICOLÓGICA PODE SER EVIDENCIADA EM ATOS DE INTIMIDAÇÃO, HUMILHAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO, DENTRE OS QUAIS:
1- INSULTOS PESSOAIS;
II- COMENTÁRIOS PEJORATIVOS:
III-ATAQUES FISICOS;
IV-GRAFITAGENS DEPRECIATIVAS;
VEXPRESSÕES AMEAÇADORAS E PRECONCEITUOSAS;
VI ISOLAMENTO SOCIAL;
VII - AMEAÇAS;
VIII - PILHÉRIAS.
ART. 3º O BULLYING OU CYBERBULLYING PODEM SER CLASSIFICADOS CONFORME AS AÇÕES
PRATICADAS EM:
1-SEXUAL: ASSEDIAR, INDUZIR E/OU ABUSAR;
11-EXCLUSÃO SOCIAL: IGNORAR, ISOLAR E EXCLUIR;
III- PSICOLÓGICA: PERSEGUIR, AMEDRONTAR, ATERRORIZAR, INTIMIDAR, DOMINAR, INFERNIZAR, TIRANIZAR,
CHANTAGEAR E MANIPULAR;
IV-VERBAL: APELIDAR, XINGAR, INSULTAR;
V-MORAL: DIFAMAR, DISSEMINAR RUMORES, CALUNIAR;
VI-MATERIAL: DESTROÇAR, ESTRAGAR, FURTAR E/OU ROUBAR OS PERTENCES;
VII FISICO: EMPURRAR, SOCAR, CHUTAR, BELISCAR, BATER;
VIII-VIRTUAL: DIVULGAR E/OU ENVIAR IMAGENS, CRIAR COMUNIDADES, INVADINDO A PRIVACIDADE.
ART. 4"PARA A IMPLEMENTAÇÃO DESTE PROGRAMA, A UNIDADE ESCOLAR CRIARÁ UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ENVOLVENDO AS DIVERSAS POLÍTICAS EXISTENTES NO TERRITÓRIO ONDE SE LOCALIZA O ESTABELECIMENTO ESCOLAR, COM A PARTICIPAÇÃO DE PAIS, ALUNOS E COMUNIDADE, PARA A PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, INFORMATIVAS, DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO,
ART. 5º SÃO OBJETIVOS DO PROGRAMA:
I- PREVENIR E COMBATER A PRÁTICA DE BULLYING E CYBERBULLYING;
II CAPACITAR DOCENTES E EQUIPE PEDAGÓGICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DE DISCUSSÃO, PREVENÇÃO, ORIENTAÇÃO E SOLUÇÃO DO PROBLEMA;
III- CAPACITAR SERVIDORES PÚBLICOS E A SOCIEDADE CIVIL À IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DE DISCUSSÃO, PREVENÇÃO, ORIENTAÇÃO E SOLUÇÃO DO PROBLEMA;
IV INCLUIR, NO REGIME ESCOLAR, APÓS AMPLA DISCUSSÃO NO CONSELHO DE ESCOLA, REGRAS NORMATIVAS
CONTRA O BULLYING; V-ESCLARECER SOBRE OS ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS QUE ENVOLVEM O BULLYING E CYBERBULLYING;
VI-OBSERVAR, ANALISAR E IDENTIFICAR EVENTUAIS PRATICANTES E VÍTIMAS DE BULLYING NAS ESCOLAS;
VII DISCERNIR, DE FORMA CLARA E OBJETIVA, O QUE É BRINCADEIRA E O QUE É BULLYING;
VIII DESENVOLVER CAMPANHAS EDUCATIVAS, INFORMATIVAS E DE CONSCIENTIZAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE CARTAZES E DE RECURSOS DE ÁUDIO E AUDIOVISUAL;
IX VALORIZAR AS INDIVIDUALIDADES, CANALIZANDO AS DIFERENÇAS PARA A MELHORIA DA AUTOESTIMA DOS ESTUDANTES;
X-INTEGRAR A COMUNIDADE, AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE, AS POLÍTICAS SETORIAIS PÚBLICAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NAS AÇÕES INTERDISCIPLINARES DE COMBATE AO BULLYING;
XI COIBIR ATOS DE AGRESSÃO, DISCRIMINAÇÃO, HUMILHAÇÃO E QUALQUER OUTRO COMPORTAMENTO DE INTIMIDAÇÃO, CONSTRANGIMENTO OU VIOLÊNCIA;
XII - REALIZAR DEBATES E REFLEXOS A RESPEITO DO ASSUNTO, COM ENSINAMENTOS QUE VISEM À CONVIVÊNCIA. HARMONICA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE;
XIII-PROMOVER UM AMBIENTE ESCOLAR SEGURO E SADIO, INCENTIVANDO A TOLERÂNCIA E O RESPEITO MÚTUO;
PROPOR DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS, PROFESSORES, DEMAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNIDADE;
XV - ESTIMULAR A AMIZADE, A SOLIDARIEDADE, A COOPERAÇÃO E O COMPANHEIRISMO NO AMBIENTE ESCOLAR;
XVI ORIENTAR PAIS E FAMILIARES SOBRE COMO PROCEDER DIANTE DA PRÁTICA DE BULLYING;
XVII AUXILIAR VITIMAS E AGRESSORES, ORIENTANDO-OS E ENCAMINHANDO-OS PARA A REDE DE SERVIÇOS
SOCIAIS, SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
ART. 6° - COMPETE À UNIDADE ESCOLAR APROVAR UM PLANO DE AÇÕES NO CALENDÁRIO DA ESCOLA, PARA A IMPLANTAÇÃO DAS MEDIDAS PREVISTAS NO PROGRAMA EM CAMPO REDONDO-RN.
ART. 7° PODERÃO SER CELEBRADOS CONVÊNIOS E PARCERIAS PARA A GARANTIA DO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA.
ART. 8° A ESCOLA PODERÁ ENCAMINHAR VITIMAS E AGRESSORES AOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA, SOCIAL, PSICOLÓGICA E JURIDICA, QUE PODERÃO SER OFERECIDOS POR MEIO DE PARCERIAS E CONVÊNIOS,
ART. 9° O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO QUE COUBER. ART. 10°-ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.