PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 008/2025

Informações da matéria
Autor: EDMILSON MORENDO DA SILVA
Data: 25/02/2025
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE COMBATE AO BULLYING E CYBERBULLYING E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. NO MUNICÍPIO DE CAMPO REDONDO-RN.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
25/02/2025 09:50:56     CADASTRADO  CADASTRADO 
26/02/2025 09:52:58 2ª (Segunda) Sessão Ordinária da 16ª (décima Sexta) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 à 31/12/2026) de 25 de Fevereiro de 2025 mais PEQUENO EXPEDIENTE  EM TRAMITAÇÃO  EM TRAMITAÇÃO 
12/03/2025 09:53:42 3ª (Terceira) Sessão Ordinária da 16ª (décima Sexta) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 à 31/12/2026) de 11 de Março de 2025 mais ORDEM DO DIA  VOTAÇÃO ÚNICA  FAVORÁVEL 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PRETO DA EMATER

VEREADOR(A)

PSDB

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência LUIZ ANTÔNIO DA COSTA BEZERRA

Presidente da Câmara de Vereadores

Câmara Municipal

Corpo da matéria

ART. 1º FICA INSTITUIDO O PROGRAMA DE COMBATE AO BULLYING E CYBERBULLYING, DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR, INTER SETORIAL E DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA, NO MUNICIPIO DE CAMPO REDONDO -RN, EM ESPECIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS.

§ 1º ENTENDE-SE POR BULLYING ATITUDES DE VIOLÊNCIA FISICA OU PSICOLÓGICA, INTENCIONAIS E REPETITIVAS, QUE OCORREM SEM MOTIVAÇÃO EVIDENTE, PRATICADAS POR UM INDIVIDUO (BULLY) OU GRUPOS DE INDIVIDUOS, CONTRA UMA OU MAIS PESSOAS, COM O OBJETIVO DE INTIMIDÁ-LA OU AGREDI-LA, CAUSANDO DOR E ANGÚSTIA À VITIMA, EM UMA RELAÇÃO DE DESEQUILIBRIO DE PODER ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS.

§2º ENTENDE-SE POR CYBERBULLYING AS ATITUDES DESCRITAS NO §1° POR MEIO ELETRÔNICO, INTERNET, REDES SOCIAIS OU AFINS.

ART. 2º - A VIOLÊNCIA FISICA OU PSICOLÓGICA PODE SER EVIDENCIADA EM ATOS DE INTIMIDAÇÃO, HUMILHAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO, DENTRE OS QUAIS:

1- INSULTOS PESSOAIS;

II- COMENTÁRIOS PEJORATIVOS:

III-ATAQUES FISICOS;

IV-GRAFITAGENS DEPRECIATIVAS;

VEXPRESSÕES AMEAÇADORAS E PRECONCEITUOSAS;

VI ISOLAMENTO SOCIAL;

VII - AMEAÇAS;

VIII - PILHÉRIAS.

ART. 3º O BULLYING OU CYBERBULLYING PODEM SER CLASSIFICADOS CONFORME AS AÇÕES

PRATICADAS EM:

1-SEXUAL: ASSEDIAR, INDUZIR E/OU ABUSAR;

11-EXCLUSÃO SOCIAL: IGNORAR, ISOLAR E EXCLUIR;

III- PSICOLÓGICA: PERSEGUIR, AMEDRONTAR, ATERRORIZAR, INTIMIDAR, DOMINAR, INFERNIZAR, TIRANIZAR,

CHANTAGEAR E MANIPULAR;

IV-VERBAL: APELIDAR, XINGAR, INSULTAR;

V-MORAL: DIFAMAR, DISSEMINAR RUMORES, CALUNIAR;

VI-MATERIAL: DESTROÇAR, ESTRAGAR, FURTAR E/OU ROUBAR OS PERTENCES;

VII FISICO: EMPURRAR, SOCAR, CHUTAR, BELISCAR, BATER;

VIII-VIRTUAL: DIVULGAR E/OU ENVIAR IMAGENS, CRIAR COMUNIDADES, INVADINDO A PRIVACIDADE.

ART. 4"PARA A IMPLEMENTAÇÃO DESTE PROGRAMA, A UNIDADE ESCOLAR CRIARÁ UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ENVOLVENDO AS DIVERSAS POLÍTICAS EXISTENTES NO TERRITÓRIO ONDE SE LOCALIZA O ESTABELECIMENTO ESCOLAR, COM A PARTICIPAÇÃO DE PAIS, ALUNOS E COMUNIDADE, PARA A PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, INFORMATIVAS, DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO,

ART. 5º SÃO OBJETIVOS DO PROGRAMA:

I- PREVENIR E COMBATER A PRÁTICA DE BULLYING E CYBERBULLYING;

II CAPACITAR DOCENTES E EQUIPE PEDAGÓGICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DE DISCUSSÃO, PREVENÇÃO, ORIENTAÇÃO E SOLUÇÃO DO PROBLEMA;

III- CAPACITAR SERVIDORES PÚBLICOS E A SOCIEDADE CIVIL À IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DE DISCUSSÃO, PREVENÇÃO, ORIENTAÇÃO E SOLUÇÃO DO PROBLEMA;

IV INCLUIR, NO REGIME ESCOLAR, APÓS AMPLA DISCUSSÃO NO CONSELHO DE ESCOLA, REGRAS NORMATIVAS

CONTRA O BULLYING; V-ESCLARECER SOBRE OS ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS QUE ENVOLVEM O BULLYING E CYBERBULLYING;

VI-OBSERVAR, ANALISAR E IDENTIFICAR EVENTUAIS PRATICANTES E VÍTIMAS DE BULLYING NAS ESCOLAS;

VII DISCERNIR, DE FORMA CLARA E OBJETIVA, O QUE É BRINCADEIRA E O QUE É BULLYING;

VIII DESENVOLVER CAMPANHAS EDUCATIVAS, INFORMATIVAS E DE CONSCIENTIZAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE CARTAZES E DE RECURSOS DE ÁUDIO E AUDIOVISUAL;

IX VALORIZAR AS INDIVIDUALIDADES, CANALIZANDO AS DIFERENÇAS PARA A MELHORIA DA AUTOESTIMA DOS ESTUDANTES;

X-INTEGRAR A COMUNIDADE, AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE, AS POLÍTICAS SETORIAIS PÚBLICAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NAS AÇÕES INTERDISCIPLINARES DE COMBATE AO BULLYING;

XI COIBIR ATOS DE AGRESSÃO, DISCRIMINAÇÃO, HUMILHAÇÃO E QUALQUER OUTRO COMPORTAMENTO DE INTIMIDAÇÃO, CONSTRANGIMENTO OU VIOLÊNCIA;

XII - REALIZAR DEBATES E REFLEXOS A RESPEITO DO ASSUNTO, COM ENSINAMENTOS QUE VISEM À CONVIVÊNCIA. HARMONICA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE;

XIII-PROMOVER UM AMBIENTE ESCOLAR SEGURO E SADIO, INCENTIVANDO A TOLERÂNCIA E O RESPEITO MÚTUO;

PROPOR DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS, PROFESSORES, DEMAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNIDADE;

XV - ESTIMULAR A AMIZADE, A SOLIDARIEDADE, A COOPERAÇÃO E O COMPANHEIRISMO NO AMBIENTE ESCOLAR;

XVI ORIENTAR PAIS E FAMILIARES SOBRE COMO PROCEDER DIANTE DA PRÁTICA DE BULLYING;

XVII AUXILIAR VITIMAS E AGRESSORES, ORIENTANDO-OS E ENCAMINHANDO-OS PARA A REDE DE SERVIÇOS

SOCIAIS, SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

ART. 6° - COMPETE À UNIDADE ESCOLAR APROVAR UM PLANO DE AÇÕES NO CALENDÁRIO DA ESCOLA, PARA A IMPLANTAÇÃO DAS MEDIDAS PREVISTAS NO PROGRAMA EM CAMPO REDONDO-RN.

ART. 7° PODERÃO SER CELEBRADOS CONVÊNIOS E PARCERIAS PARA A GARANTIA DO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA.

ART. 8° A ESCOLA PODERÁ ENCAMINHAR VITIMAS E AGRESSORES AOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA, SOCIAL, PSICOLÓGICA E JURIDICA, QUE PODERÃO SER OFERECIDOS POR MEIO DE PARCERIAS E CONVÊNIOS,

ART. 9° O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO QUE COUBER. ART. 10°-ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?