PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 014/2025

Informações da matéria
Autor: DERIK BEZERRA ARAUJO DE SOUZA
Data: 25/03/2025
Visualizações:
Ementa

RECONHECE O CORDÃO DE GIRASSOL COMO INSTRUMENTO AUXILIAR PARA IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS OCULTAS, GARANTINDO ATENDIMENTO PRIORITÁRIO NO MUNICÍPIO DE CAMPO REDONDO/RN, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
25/03/2025 12:27:59     CADASTRADO  CADASTRADO 
09/04/2025 12:30:56 5ª (Quinta) Sessão Ordinária da 16ª (décima Sexta) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 à 31/12/2026) de 25 de Março de 2025 mais PEQUENO EXPEDIENTE  EM TRAMITAÇÃO  EM TRAMITAÇÃO 
15/04/2025 15:29:50 8ª (Oitava) Sessão Ordinária da 16ª (décima Sexta) Legislatura (2025 - 2028) - 1º Período (01/01/2025 à 31/12/2026) de 15 de Abril de 2025 mais ORDEM DO DIA  VOTAÇÃO ÚNICA  FAVORÁVEL 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

DERIK SOUZA

1º SECRETÁRIO

PSDB

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência LUIZ ANTÔNIO DA COSTA BEZERRA

Presidente da Câmara de Vereadores

Câmara Municipal

Corpo da matéria

ART. 1º FICA RECONHECIDO O USO DO CORDÃO DE GIRASSOL COMO INSTRUMENTO AUXILIAR PARA IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS OCULTAS, COM O OBJETIVO DE GARANTIR ATENDIMENTO PRIORITÁRIO E MAIS HUMANIZADO. § 1º CONSIDERA-SE PESSOA COM DEFICIÊNCIA OCULTA, PARA EFEITOS DESTA LEI, AQUELA CUJA DEFICIÊNCIA OU CONDIÇÃO NEUROLÓGICA NÃO É IDENTIFICADA DE MANEIRA IMEDIATA, POR NÃO SER FISICAMENTE EVIDENTE. § 2º O CORDÃO DE GIRASSOL CONSISTE EM UMA FAIXA ESTREITA DE TECIDO OU MATERIAL EQUIVALENTE, NA COR VERDE, ESTAMPADA COM DESENHOS DE GIRASSÓIS, PODENDO CONTER UM CRACHÁ COM INFORMAÇÕES ÚTEIS, A CRITÉRIO DO PORTADOR OU DE SEUS RESPONSÁVEIS.

ART. 2º AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS OCULTAS TERÃO ASSEGURADO O DIREITO A ATENDIMENTO PRIORITÁRIO E HUMANIZADO, NOS TERMOS DESTA LEI, CONSIDERANDO QUE ESSAS CONDIÇÕES NÃO SÃO PERCEPTÍVEIS APENAS PELA APARÊNCIA FÍSICA.

ART. 3º AS REPARTIÇÕES PÚBLICAS, ESTABELECIMENTOS PRIVADOS E EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS FICAM OBRIGADAS A DISPENSAR ATENDIMENTO PRIORITÁRIO, POR MEIO DE SERVIÇOS INDIVIDUALIZADOS QUE ASSEGUREM TRATAMENTO DIFERENCIADO E IMEDIATO ÀS PESSOAS IDENTIFICADAS PELO CORDÃO DE GIRASSOL. § 1º ENTENDE-SE POR ESTABELECIMENTOS PRIVADOS: I MERCADOS, SUPERMERCADOS, MERCEARIAS E ARMAZÉNS; II BANCOS E CASAS LOTÉRICAS; III FARMÁCIAS; IV BARES E RESTAURANTES; V LOJAS EM GERAL; VI PARQUE E ATRAÇÕES TURÍSTICAS; VII OUTROS ESTABELECIMENTOS QUE PRESTEM ATENDIMENTO AO PÚBLICO.

ART. 4º OS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS DEVEM ORIENTAR SEUS FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS OCULTAS A PARTIR DO USO DO CORDÃO DE GIRASSOL, ATRAVÉS DA AFIXAÇÃO DE INFORMATIVOS NOS ESTABELECIMENTOS E CAMPANHAS INSTITUCIONAIS, BEM COMO SOBRE OS PROCEDIMENTOS ADEQUADOS PARA GARANTIR SEU ATENDIMENTO PRIORITÁRIO. PARÁGRAFO ÚNICO O ATENDIMENTO PRIORITÁRIO PODERÁ SER CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DA DEFICIÊNCIA OCULTA, CONFORME REGULAMENTAÇÃO DO PODER EXECUTIVO.

ART. 5º A REGULAMENTAÇÃO PARA CADASTRAMENTO DOS PORTADORES DO CORDÃO DE GIRASSOL FICARÁ A CARGO DA SECRETARIA RESPONSÁVEL PELA POLÍTICA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE LAUDO MÉDICO COMPROBATÓRIO E DEVIDA DOCUMENTAÇÃO PESSOAL DO BENEFICIÁRIO.

ART. 6º O DESCUMPRIMENTO DO DISPOSTO NESTA LEI SUJEITARÁ OS RESPONSÁVEIS ÀS PENALIDADES CABÍVEIS: I O SERVIDOR PÚBLICO OU ENTE PRIVADO RESPONDERÁ CIVIL, PENAL E ADMINISTRATIVAMENTE PELO EXERCÍCIO IRREGULAR DE SUAS ATRIBUIÇÕES; II A RESPONSABILIDADE CIVIL DECORRE DE ATO OMISSIVO OU COMISSIVO, DOLOSO OU CULPOSO, QUE RESULTE EM PREJUÍZO AO ERÁRIO OU A TERCEIROS, NOS TERMOS DAS LEIS VIGENTES; III O SERVIDOR OU ENTE PRIVADO ESTARÁ SUJEITO A TODAS AS PENALIDADES PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO VIGENTE PARA PROTEÇÃO E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

ART. 7º O CORDÃO DE GIRASSOL SERÁ PERSONALIZADO E PRODUZIDO CONFORME MODELOS A SEREM DEFINIDOS PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL.

ART. 8º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?