DISPÕE SOBRE O DIAGNOSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPO REDONDO – RN E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
ART. 1º ESTA LEI ASSEGURA O RASTREAMENTO PRECOCE DE AUTISMO POR MEIO DO PROTOCOLO DE INDICADORES DE RISCO PARA DESENVOLVIMENTO INFANTIL - IRDI E, ESCALA MODIFED CHECKLIST FOR AUTISN IN TODDLERS - M-CHAT NAS UNIDADES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE CAMPO REDONDO-RN.
ART. 2º O PODER EXECUTIVO DEVERÁ PROMOVER CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO PROTOCOLO IRDI E DO TESTE MCHAT, ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA RASTREAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
ART. ◊3º SERÃO OFERECIDAS ORIENTAÇÕES DURANTE O PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO SOBRE OS SEGUINTES FATORES DE RISCO PARA O AUTISMO:
I. PAIS COM IDADE MAIS AVANÇADA;
II. CONDIÇÕES GENÉTICAS COMO SÍNDROME DE DOWN E OUTRAS;
III. BAIXO PESO NO NASCIMENTO;
IV. IRMÃOS COM AUTISMO;
V. FATORES AMBIENTAIS;
A. EXPOSIÇÃO A TOXINAS E MEDICAMENTOS;
B. INFECÇÃO DA GENITORA DURANTE A GRAVIDEZ;
C. COMPLICAÇÕES NO PARTO OU PERÍODO NEONATAL.
ART. 4º◊CASO HAJA SUSPEITA APÓS A REALIZAÇÃO DOS TESTES TRATADOS NO CAPUT DO ART. 1º, OS PACIENTES TERÃO PRIORIDADE PARA A REALIZAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES NO PERÍODO DE NO MÁXIMO 90 (NOVENTA) DIAS.
ART. 5º SENDO O DIAGNÓSTICO POSITIVO PARA O AUTISMO, A CRIANÇA SERÁ ENCAMINHADA PARA TERAPIA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE COM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR.
ART. 6º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO QUE COUBER.
ART. 7º◊ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.◊